domingo, 2 de julho de 2023

Design Patterns com Delphi

    Em outras linguagens é muito comum programadores falarem sobre Design Patterns, ou na tradução literal, Padrões de Projeto. No Delphi não é diferente, também podemos e devemos utilizarmos da melhor forma possível.

    Embora esse assunto muitas vezes gera polêmicas entre os desenvolvedores, é um assunto de suma importância para a manutenibilidade do seu software.

   Nesse artigo vou explicar de forma simples e direta o que seria um padrão de projeto e deixar algumas dicas de leitura e cursos voltados para o nosso querido e amado Delphi.

    Sem mais de longas vamos para a analogia. Eu sempre costumo comparar a programação com outras áreas/profissões e para fazermos uma analogia aos padrões de projeto nada melhor do que nos compararmos aos arquitetos e engenheiros civis. Esses profissionais são responsáveis por arquitetar/projetar casas, centros comerciais, prédios, etc. Eles seguem boas práticas e padrões de construções que devem ser seguidos desde o início do projeto até a conclusão da obra. Na programação não é diferente.

    Os Padrões de Projetos vieram para organizar como os softwares vinham sendo construídos de tal forma que os problemas mais rotineiros pudessem ter um padrão para a sua resolução. Esse termo foi popularizado em meados dos anos 90 quando o GoF (Gang of Four) publicou seu livro sobre este tema.

    Embora hoje em dia existam mais padrões, naquela época eles publicaram os 23 mais utilizados e os agruparam da seguinte forma:

Padrões Criacionais

  1. Abstract Factory
  2. Builder
  3. Factory Method
  4. Prototype
  5. Singleton

Padrões Estruturais

  1. Adapter
  2. Bridge
  3. Composite
  4. Decorator
  5. Facade
  6. Flywight
  7. Proxy

Padrões Comportamentais

  1. Chain of Responsability
  2. Command
  3. Interpreter
  4. Iterator
  5. Mediator
  6. Memento
  7. Observer
  8. State
  9. Strategy
  10. Template Method
  11. Visitor
    Embora seja uma lista relativamente grande, não é em todo cenário que um ou outro padrão vai ser aplicado, isso vai depender muito da arquitetura, domínio de negócio e o problema a qual você está tentando resolver.

    Tá Armandinho agora que você explicou um pouco sobre Padrões de Projeto, aonde posso encontrar materiais práticos para me aprofundar no assunto?

    Abaixo deixo uma lista de recomendações de leitura, hands on e vídeos. Os que eu mais gosto é o site do MVP André Celestino que explica os 23 padrões de forma prática e com cenários reais utilizando o Delphi. E também o site Refactoring Guru que explica mais na teoria o que é e qual a finalidade de cada padrão.

Links






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Configurando o Projeto Delphi para o SonarQube

  No post anterior expliquei como instalar e configurar o SonarQube com o plugin do Delphi . Neste post vamos configurar nosso projeto Del...

As mais visitadas